Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


quinta-feira, 24 de abril de 2008

Amor a Portugal!


Olá e bemvindo(s) ao meu blog sobre PORTUGAL!

Antes de mais nada, quero esclarecer o porquê do título do mesmo e qual a razão que levou-me a criá-lo. Pois bem. Sou brasileiro, mas filho de português, e, como tal, aprendi a gostar e respeitar essa nação a qual, há alguns anos, tomei como segunda pátria.

Desde 2002, quando lá estive, que passei a tomar ciência sobre praticamente tudo à respeito do país, e tenho sido testemunha de todas as mudanças (e não foram poucas!) pelas quais Portugal vem passando já a partir de meados da década de 90, quando este passa de fato (ou facto...rsrs) a conhecer uma nova fase de sua história. E não parei mais, não apenas de aprofundar-me, mas também de surpreender-me com esta nação pequena em sua extensão mas não em seus feitos passados, quando Portugal chegou a ser um dos países mais poderosos do Velho Mundo, sendo o pioneiro a lançar-se ao mar em busca de novas descobertas.

Bom, mas esta parte da história portuguesa já é bem conhecida por todos nós brasileiros, a qual confunde-se com nossa história e identidade. Entretanto, por vezes tenho a impressão de que hoje em dia poucos se lembram dos laços que unem Brasil e Portugal, ainda que tais laços tenham sido firmados mediante séculos de domínio dos portugueses. Mas o que realmente nos une a Portugal é o legado cultural por nós herdado e bem perceptível aos olhos dos mais atentos. A começar por nossa língua. Passando pela arquitetura, costumes, festas religiosas, literatura, culinária, etc. Bem, mas isto também não é nenhuma outra novidade, espero! rsrsrs... Aliás basta caminhar por algumas cidades portuguesas, e perceberá algo de familiar nas fachadas de igrejas e casarios...

O que realmente me incomoda é a sensação de que, para muitos de nós, Portugal ainda é um país "estranho", por incrível que possa parecer. Não sei, mas as vezes sinto que valoriza-se mais outras culturas européias, como é o caso da italiana ou alemã por exemplo, do que a portuguesa que está enraizada em nossa cultura. Não que as influências de outras nações sejam menos importantes, mas parece-me um paradoxo. Fico a pensar por quê isso acontece...e chego a tal conclusão: talvez pelo fato de Portugal ser um país pequeno (mas não «um pequeno país!») e hoje cultural e economicamente pouco influente a nível mundial. E isso é fato, tenho de adimitir. Mas acredito que muita coisa pode e está para acontecer, aliás já está acontecendo... E terei grande prazer em relatar tais acontecimentos aqui neste blog!

Outro fato, é o de que muitas pessoas (mesmo aqui no Brasil) ainda têm uma visão preconceituosa, ou equivocada sobre Portugal moderno, o qual será o foco de discussão neste espaço. Aliás, para muitos, Portugal nem combina com «moderno»...

Bem, de fato Portugal é um país muito antigo, uma das nações mais antigas do mundo e a mais antiga da Europa, de modo que seu patrimônio arquitetônico é um dos mais variados do "Velho Continente", reflexo do seu passado de riqueza e glórias.

Mas ao lado de construções tão antigas, existem hoje inúmeros exemplares da arquitectura de vanguarda. Aqueles que vêem Portugal como um país «atrasado e antigo» com certeza não conhecem a nova Lisboa, ou mais precisamente o Parque das Nações (http://www.portaldasnacoes.pt/) concebido para a Expo 98. Basta passar em frente à Gare do Oriente projetada por Santiago Calatrava para perceber que algo mudou e está mudando em Portugal... E para melhor! Mas é claro que muitos portugueses ainda se mostram um tanto céticos quanto a tais mudanças, especialmente os mais antigos. Mas tais mudanças sinalizam esta fase de transição pela qual o país vem sofrendo desde que se integrou à União Européia em 1986.



Mas não é só em sua capital e maior metrópole, que Portugal mostra-se uma nação moderna e dinâmica: a cidade do Porto (ou "capital do norte"), bem como muitas outras regiões do país também possuem suas «masterpieces» arquitetônicas, algumas assinadas por renomados arquitetos portugueses. Aliás a cidade do Porto é um capítulo à parte. Eleita «capital européia da cultura de 2001» ganhou um espaço à altura de sua beleza e importância cultural: a Casa da Música (http://casadamusica.pt/). Simplesmente impressionante, e não somente por sua arquitetura inusitada, mas também porque abriga uma das melhores salas de concertos do mundo! Mas a verdade é que nenhuma obra da arquiteura moderna pode rivalizar com o Porto tradicional... Seus charmosos e por vezes debilitados casarios e ruelas antigas, igrejas e pontes (são mais de 5 delas!) que cortam o rio Douro, o qual divide a cidade com a vizinha Vila Nova de Gaia, onde estão as inúmeras "caves" do famosíssimo Vinho do Porto.




Mas Portugal não é só patrimônio arquitetônico. O natural também enche os olhos de qualquer um, basta dar um pulo na parte insular do país representada pelos arquipélagos da Madeira e Açores, com suas paisagens exóticas e clima agradável. Sem falar nas Berlengas, um verdadeiro paraíso encrustado no Atlântico a 10km da costa portuguesa.
E se, ainda assim, estes não o impressionarem por completo (considere-se uma verdadeira "pedra"!), experimente os sabores da «terrinha»... Só os doces já valem a pena! Alguns com receitas seculares criadas em conventos e mosteiros e cujas receitas são guardadas a sete chaves. Garanto que não há como resisitir e voltar sem alguns quilos a mais (e isso digo por experiência própria!)...hehehe...
Em outras palavras, Portugal é um país cativante e marcado por fortes contrastes: o verde Minho no norte, as planícies douradas no Alentejo, as praias rochosas do Algarve e o dinamismo e modernidade de Lisboa... Pode-se dizer que a imponente Ponte Vasco da Gama (foto que abre o meu blog e um dos ícones de Portugal moderno), é a síntese deste novo país: "infinito" e com atrações a perder de vista! É uma nação que respira o seu passado e tradições, mas com o olhar voltado para o futuro.