Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


domingo, 30 de maio de 2010

Escolas de vanguarda







Desde 2007 está em curso o Programa do Governo Português denominado Parque Escolar o qual prevê a gradual modernização de mais de 200 escolas de ensino secundário do país e cujo investimento global ultrapassa 1,2 bilhão € até 2012 a ser concretizado em 3 fases distintas.

Trata-se de um investimento arrojado por parte do Governo na área da Educação em Portugal e que serve de modelo para as nosso parque escolar.

▼Assista vídeo de apresentação do Programa






Até o momento encontram-se em fase de modernização 75 escolas movimentando o setor da construção em Portugal bem como gerando milhares de postos de trabalho diretos e indiretos. As obras visam a completa recuperação dos edifícios debilitados adaptando-os aos novos desafios da escola do século XXI.

Os novos edifícios recuperados podem ser considerados peças da arquitetura portuguesa de vanguarda pelos seus projetos arrojados, funcionais e harmoniosos.

No site do programa (ver link acima) há informações detalhadas sobre o programa e a listagem das escolas já recuperadas bem como aquelas que estão ou serão recuperadas. É possível fazer o comparativo do estado dos edifícios antes da reforma e o resultado final.

É com muito gosto que apresento a seguir algumas imagens de duas destas escolas recentemente modernizadas pelo programa: a E.S. Josefa D'Óbidos em Lisboa e a E.S. Dom Manuel I em Beja.

Os créditos das fotos são do site do fotógrafo Fernando Guerra especializado em arquitetura.

E para os apreciadores do assunto, como eu, o site (ver link) é um presente pela qualidade impecável das fotografias e variedade de projetos (são mais de 400!) essencialmente portugueses incluindo alguns dos maiores nomes da arquitetura contemporânea em Portugal, e é atualizado constantemente como novos trabalhos.


■ E.S. Josefa D'Óbidos - Lisboa


























ACORDO$ ECONÔMICO$




A recente visita do primeiro misnitro de Portugal ao Brasil veio reforçar os laços econômicos entre os dois países, os quais vivem cenários opostos: enquanto a economia Portuguesa reflete a atual crise européia desencadeada pela Grécia, o Brasil apresenta números positivos no que diz respeito ao crescimento da economia.

Um dos principais acordos assinados foi aquele entre as petrolíferas de ambos os países: a Galp e a Petrobrás que prevê a produção de biocombustível em 2015 o qual deverá ser produzido na nova refinaria da Galp em Sines, Portugal, o maior complexo industrial do país e que fará com que Portugal passe de importador a exportador de combustível.

Vale lembrar que nos últimos anos, mais de 600 empresas portuguesas já investiram aproximadamente 20 bilhões de euros em terras brasileiras. Desta vez, é o Brasil que olha com bons olhos para o mercado portugues e segundo o Presidente Lula, que passou por Portugal recentemente também, é uma maneira de o Brasil ajudar a alavancar a economia portuguesa.

Portugal, por sua vez, sabe que não pode ignorar o promissor mercado brasileiro de 170milhões de habitantes. Uma prova disto é o fato da Portugal Telecom, que, juntamente com a Telefónica detém metade das ações da Vivo, a maior operadora de telefonia móvel brasileira, ter recusado a oferta de compra das sua parte das ações pela empresa espanhola. Hoje ambas as empresas travam uma verdadeira "guerra" tendo a Vivo no centro da disputa.