Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Presidente da República Inaugura o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota



Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota inaugurado por Cavaco Silva

Abriu ao público no passado domingo, dia 12, o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em Porto de Mós, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, acompanhado dos ministros da Defesa, Cultura e Assuntos Parlamentares e do secretário de Estado do Turismo.
De acordo com o administrador da Fundação Batalha de Aljubarrota , Miguel Horta e Costa, a ideia surgiu em 2002, quando se iniciou o processo de recuperação e valorização do campo de São Jorge, onde decorreu a batalha e depressa se constituiu como “a solução para a salvaguarda deste património”.
Numa parceria entre a Fundação e os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, foi assim possível transformar o antigo Museu Militar num centro que através das novas tecnologias apresenta a Batalha de Aljubarrota de forma rigorosa, instrutiva e cativante.
A concepção do Centro de Interpretação, que esteve a cargo do Gabinete Bruno Soares Arquitectos, que também projectou o edifício do Museu Militar construído em 1986, conta com uma área útil de 1.908 metros quadrados, divididos em quatro áreas principais.
A primeira é uma área expositiva - com informações sobre a época em que o conflito decorreu e as descobertas arqueológicas no campo de S. Jorge e um auditório para projecção de um espectáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram. Uma zona, interior e exterior, para serviços educativos, outra de exposições temporárias e a área lúdica, com loja, cafetaria, parque de merendas e parque lúdico, compõem o equipamento.
Em redor do Centro, arranjos paisagísticos realizados nos últimos anos permitem a abertura ao público de uma vasta área, pertença do Estado Português e da Fundação Batalha de Aljubarrota, onde 16 pontos de paragem explicam como se desenrolou esta importante batalha medieval. Com a inauguração da nova estrutura, a Fundação Batalha de Aljubarrota quer ver o Campo de São Jorge tornar-se “um dos principais pontos de turismo cultural no país, contribuindo para isso a descrição com qualidade de uma época crucial e decisiva na História de Portugal, que interessa tanto a portugueses como a estrangeiros”.
Mas os trabalhos de recuperação do campo de São Jorge ainda não estão terminados. Em comunicado, o Turismo de Portugal anunciou também que vai apoiar a Fundação Batalha de Aljubarrota com uma verba de dois milhões de euros para potenciar a oferta turística na região, mediante a valorização do património cultural e arqueológico do campo da batalha.