Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Português reeleito como presidente da Comissão Européia


Durão Barroso reeleito presidente da Comissão Europeia por maioria absoluta

16.09.2009 - 11h20 PÚBLICO, com Lusa

Durão Barroso acabou de ser reeleito presidente da Comissão Europeia com 382 votos a favor, 219 contra e 117 abstenções.

O sentido do voto de cada um dos europarlamentares foi mantido secreto apesar de a votação ter sido feita com a utilização de meios electrónicos, que não permite verificar o número de deputados que fugiu à indicação feita por cada uma das famílias políticas europeias. Há cinco anos, quando foi eleito para o primeiro mandato, Durão Barroso tinha obtido 413 votos a favor, 251 contra e 44 abstenções.

O ex-primeiro-ministro português inicia agora a tarefa de formar a próxima equipa de comissários europeus que terá de passar por um novo escrutínio do Parlamento Europeu.

Ao conseguir 382 votos a favor, ultrapassou a barreira da maioria de 369 votos favoráveis (num total de 736 eurodeputados) a que estaria obrigado se o Tratado de Lisboa já estivesse em vigor.

A votação foi, no entanto, ainda feita com as regras do Tratado de Nice que estipula que a eleição é feita com a maioria simples dos votos expressos (a abstenção não conta).

Antes do acto eleitoral de hoje, Durão Barroso recebeu o apoio de três famílias políticas europeias: a sua família política, o grupo do Partido Popular Europeu (PPE), o mais importante do PE com 265 dos 736 dos deputados; os liberais (ALDE), o terceiro grupo com 84 assentos; e os reformistas e reformadores, a quinta força com 54 eurodeputados. Os oito deputados do PSD e os dois do CDS-PP pertencem ao PPE.

Deram indicação de voto negativa os Verdes, a quarta força com 55 membros, a Esquerda Unitária, sexta força com 35 eurodeputados, entre os quais dois membros do PCP, e o grupo nacionalista e anti-europeu Europa da Liberdade e Democracia, com 32 membros.
O grupo dos socialistas europeus (S&D), a segunda maior força do PE com 184 deputados, decidiu que os seus membros se deviam abster.

No entanto, os deputados do PS (portugueses) e PSOE (espanhóis), pelo menos, não esconderam que dariam o seu apoio a Durão Barroso, à excepção da deputada socialista Ana Gomes.

O actual presidente da Comissão Europeia foi indigitado pelo Conselho Europeu (chefes de Estado e de Governo), em Julho último, tendo agora sido confirmado no lugar pelo Parlamento Europeu.

Fonte: Público