Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Minority Report "à Portuguesa"





Displays sensíveis ao toque, ou "touchscreen" fazem parte do nosso cotidiano, certo? Mas o que dizer sobre displays multi-toque sensíveis a até 16 dedos ao mesmo tempo? Mais ainda, um display "multi-touch" aplicado em uma superfície não-convencional curva? Ou então, o mesmo display que reage a um simples sopro...



Pois tal tecnologia, ao estilo Minority Report já é realidade. Ao menos em Braga, cidade do norte de Portugal e onde nasceu a Edigma, uma empresa 100% portuguesa que desenvolve displays (ou ecrãs) interativos e criadora do DISPLAX™ Multitouch Technology, a qual consiste na "aplicação de uma película de polímero transparente, mais fina do que o papel, capaz de tornar qualquer superfície não condutora, plana ou curva, opaca ou transparente, incluindo superfícies de vidro, plástico e madeira, num ecrã multi-toque" segundo descrição do próprio fabricante. Trata-se da primeira tecnologia multi-toque já criada e que foi recentemente apresentada numa feira de tecnologia em Amsterdã, Holanda, a qual permitirá, segundo os seus desenvolvedores, revolucionar o modo como interagimos com tais suportes. Será possível até mesmo interagir com o display por meio de um simples sopro!

Hoje a empresa bracarense oferece soluções para grandes empresas como a Nokia e IBM, e possui também um escritório em Lisboa.

Este é mais um exemplo de como Portugal é hoje um país com vocação tecnológica.

▼ASSISTA A REPORTAGEM

(Vídeo: RTP)

Leia reportagem sobre a Edigma no Público (link)