A RAVE assinou hoje o contrato para a Prestação dos Serviços de Arquitectura e Engenharia relativos à Ampliação e Adaptação à Alta Velocidade Ferroviária da Estação do Oriente.
A Gare Intermodal de Lisboa, concebida pelo arquitecto Santiago Calatrava (http://www.calatrava.com/main.htm), é uma obra original, marcante da arquitectura contemporânea, cuja identidade se pretende manter com a introdução da Alta Velocidade e da ligação rápida ao novo aeroporto internacional de Lisboa.
A utilização da infra-estrutura existente garantirá a intermodalidade e interoperabilidade, permitirá minimizar impactes e a afectação de território, e reduzirá de forma significativa o investimento (supressão de obras de arte, túneis, expropriações, acessibilidades).
O contrato para o projecto de arquitectura e engenharia, contempla também a preparação do caderno de encargos para o lançamento do concurso público internacional para a intervenção na Estação.
Protocolo de cooperação RAVE, REFER, GIL, Parque Expo e CML
De forma a assegurar a colaboração entre as várias entidades na ampliação e adaptação à Alta Velocidade da Estação do Oriente, e tendo em consideração os impactos no tecido urbano da sua envolvente, foi assinado um protocolo de cooperação entre a RAVE, a REFER, a GIL a Parque Expo e a Câmara Municipal de Lisboa.
No âmbito deste Protocolo foi designada uma Comissão de Acompanhamento de todos os trabalhos, até à conclusão da intervenção, constituída por um representante de cada uma das entidades referidas.
A futura Estação da Alta Velocidade de Lisboa
O programa preliminar da futura Estação inclui todos os requisitos funcionais de uma Estação de Alta Velocidade, como uma zona reservada a passageiros e lounges, áreas restritas de acesso, zona comercial, novas bilheteiras, além do actual sistema de transportes (rodoviário e metropolitano) e parque de estacionamento.
Na sequência de decisões anteriores, esta solução, valorizará a actual Estação Intermodal do Oriente e será uma oportunidade de reequacionar o conforto, a gestão do tráfego rodoviário e do tráfego interno (táxis e outros transportes públicos) bem como a sua conservação.
Calendário e investimento
O contrato hoje assinado estabelece um prazo de 15 meses para a elaboração do projecto e representa um encargo de 6,4 milhões de euros para a respectiva execução. O concurso público internacional para a intervenção na Estação, será lançado no 2.º semestre de 2009. A construção da Estação tem um prazo de execução de 40 meses, com conclusão prevista para o início de 2013 e representa um investimento de 80 milhões de euros.