Powered By Blogger

♪ Hino "A Portuguesa" ♪



"Heróis do mar, nobre povo,

Nação valente e imortal

Levantai hoje de novo

O esplendor de Portugal!

Entre as brumas da memória,

Ó Pátria, sente-se a voz

Dos teus egrégios avós

Que há de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!

Sobre a terra, sobre o mar,

Às armas, às armas!

Pela Pátria lutar

Contra os canhões marchar, marchar!"





♫ Ouça o Hino ♫






♦ DEDICATÓRIA ♦


"Pai, onde quer que estejas, obrigado por tudo. Tu fostes antes da hora, mas o teu legado sempre permanecerá em nossas vidas, sobretudo na minha. Saudades..."





ANTÓNIO LOUREIRO GONÇALVES
("In memoriam" 1955 2003)


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crescimento econômico





Ontem foi divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatísticas) que Portugal foi o país que mais cresceu na Europa (leia notícia) no primeiro Trimestre deste ano - 1,7% do PIB, surpreendendo muitos daqueles que olhavam o cenário econômico português com grande pessimismo. Segundo Olli Rehn, Comissário Europeu dos Assuntos Económicos, "O cenário macro de Portugal é otimista". Apenas para efeito de comparação, a Alemanha, a maior economia da Europa teve um crescimento no mesmo período de 1,5%.




Apesar da boa notícia, hoje o governo aprovou as medidas do Plano de Austeridade visando a redução gradual do déficit nos próximos anos conforme as recomendações de Bruxelas, o qual prevê cortes nos subsídios salariais e aumento de impostos como medida de cortar gastos. Portugal não é o único, e medidas semelhantes já estão sendo adotadas em países como a Espanha por exemplo.

O primeiro-ministro português, José Sócrates fez questão de destacar a notícia sobre o crescimento alcançado por Portugal (ouça o aúdio) durante sua visita à nova fábrica da Portucel, a maior exportadora de papel do Mundo.

Apesar da boa nova, o país prepara-se para um grande sacrifício onde os trabalhadores sentirão o peso do aumento de impostos e cortes em subsídios, além da redução de 5% dos salários de políticos e gestores de empresas.


Para o Governo, a última alternativa para colocar as contas em dia.