
O 36º aniversário da Revolução dos Cravos, foi marcado hoje pelo discurso, como é de praxe, do Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, na Assembléia da República.
Durante o seu discurso, Aníbal reforçou dentre outras coisas, a importância de se acreditar no potencial humano de portugal de forma a evitar que estes partam para outros países à procura de melhores condições de trabalho e estudo através da criação de oportunidades para que estes produzam conhecimento e inovem em Portugal: "aqueles que vão para o estrangeiro são os mais qualificados, os mais promissores. (...)este é um potencial que o país não pode despediçar."
Ainda no plano da inovação, este falou sobre a importância do mar na economia portuguesa e que deve-se enxergá-lo com um "activo maior para o futuro de Portugal". Para Aníbal, o mar seria a alternativa para alavancar diversos setores tais como o turismo e as energias renováveis, área em que Portugal tem dado grandes passos e possui ambiciosas metas até 2020. Além disso, seria uma alternativa de tornar o país menos dependento do estrangeiro e uma oportunidade para desenvolver novas tecnologias.
Outro ponto destacado pelo presidente, foi a criação de um pólo de criatividade e inovação no Norte do país sobretudo na região do Porto, destacando a vocação cosmopolita que a cidade possui. Segundo ele "é preciso transformar o Norte numa prioridade política."
Segundo Aníbal, nesses tempos de forte crise econômica, é fundamental saber para onde se está conduzindo o país, que hoje atravessa um momento muito delicado e onde a crescente desconfiança dos mercados e crescimento abaixo da média contrastam com o anúncio de grandes projectos para o país como o TGV e o novo Aeroporto de Lisboa.
VÍDEO: Discurso presidencial na AR (SIC)